Sobre o blog
Blog para ajudar você que também usa a plataforma UOL de blog. Aqui reunimos informações tecnológicas, dicas e tutoriais sobre os blogs UOL. Este blog não tem nenhum vínculo direto com a UOL e seus canais. Nosso objetivo é interagir com o leitor e mostrar o potencial dos blogs e recursos da blogosfera UOL.

[Mais >>]


Histórico

Outros sites
Outros locais
  Twitter
RSS

Link - nos
Conserta Blog


Contador

Modelo de blog:

Editado por:

Arruma Blog
Data 26/05/2011 | Postado por a Rafael R.

Sabemos que ser um blogueiro não é tão simples quanto sair escrevendo qualquer coisa. Talvez você se pergunte agora: 'E aquela idéia de que meu blog é meu diário e eu escrevo como eu quero?' Bem, essa idéia ainda existe e serve para todos os blogs em todas as plataformas (UOL, Bllig, Blogger, etc), porém uma pessoa que quer não somente ser criticado pelas pessoas por meio do que escreve em seu blog deve pensar também na pessoa que lê os textos ou vídeos que são escritos.

Veja algumas dicas para melhorar seus textos ou artigos no blog:

1. Reconheça qual o seu foco. Só assim o seu leitor irá poder entender e saber se ele está no lugar certo para comentar, debater idéias e ouví-lo (lê-lo). Muitos dos blogs UOL tem assuntos variados, e isso não é errado, mais é legal mostrar ao seu leitor que o blog tem foco em TAL assunto, como aqui neste blog. Repare que na coluna lateral esquerda tem uma breve informação sobre o foco deste blog e isso sempre ajuda a mostrar que não é um blog qualquer.

2. Mostrar que você é humano e não uma máquina. Todo leitor deseja saber ao menos o nome da pessoa que está escrevendo, por isso evite usar nomes estranhos ou omitir nomes. Crie o seu perfil de forma simples, com um nome ou apelido que não vá prejudicar sua imagem, pois desta forma, se o blog tiver conteúdo pessoal, o leitor poderá mencionar seu nome. Publicar um artigo onde não há nenhuma 'assinatura' (escrito por .... ) e não ter um perfil é o mesmo que mandar a máquina escrever qualquer coisa...

3. Dar opção ao leitor de comentar da forma como ele desejar pois assim não só o leitor mais as vezes alguém importante (se o seu blog for sobre jornalismo e você tiver talento, um grande ícone pode comentar nele e criar uma amizade / network). Assim também é para outros assuntos em blogs.

4. Cuidado para não errar na ortografia do texto. Algumas pessoas prezam muito a gramática e isso acaba fazendo total diferença no nível do seu blog. Muito bom poder escrever e já postar, saindo do carma de algo demorado, mais blogar não é igual ao Twitter que escrevemos em um espaço de 140 caracteres. Para fazer com que as pessoas gostem de seus textos, evite erros de português e neste caso, escrever antes em um editor de texto com correção de ortografia ajuda muito.

5. Como já falamos, escrever no seu diário ainda é válido (desde que as informações possam ser lidas pelos seus pais e amigos). Só lembre que se ele está na internet á para muitas pessoas conhecer, então só coloque nomes que muitas pessoas irão entender, caso contrário, mencionar a Marcela ou o Eduardo em um texto nem sempre é válido. Você pode criar personagens para seu blog e apresentá-los ao leitor no começo do post ou em uma seção a parte na coluna lateral para facilitar o reconhecimento, mais de toda forma tome cuidado ao escrever para você e para um público. Se não quer que outros leiam, compre um diário de papel e um bom cadeado.

Compartilhe:    | Link: