Sobre o blog
Blog para ajudar você que também usa a plataforma UOL de blog. Aqui reunimos informações tecnológicas, dicas e tutoriais sobre os blogs UOL. Este blog não tem nenhum vínculo direto com a UOL e seus canais. Nosso objetivo é interagir com o leitor e mostrar o potencial dos blogs e recursos da blogosfera UOL.

[Mais >>]


Histórico

Outros sites
Outros locais
  Twitter
RSS

Link - nos
Conserta Blog


Contador

Modelo de blog:

Editado por:

Arruma Blog
Data 07/06/2011 | Postado por a Rafael R.

A pedido do Arruma Blog a partir do leitor Fernando Duarte do incrível blog Juvetude Perigosa estamos postando o artigo sobre como colocar os botões de redes sociais para a divulgação. Como a UOL não é muito 'boa' para esta finalidade, você terá que usar sua criatividade e conhecimento para fazer coisas mais grandiosas que este artigo.

No geral, é legal o blog ter um link, ou como acontece aqui no Conserta Blog, o título do artigo ter um link próprio, [esta dica daremos nos próximos artigos]. Isso ajudará na hora do leitor compartilhar o artigo, ele será enviado de forma mais limpa e no futuro mostrará exatamente o artigo em questão e não o blog inteiro, saindo do foco daquela mensagem. Recomendamos que você tenha uma cópia de seu modelo em um arquivo TXT como backup para futuros erros (basta você ir em Configurações > Modelo do Blog na coluna lateral > Editor HTML e depois copiar todo o código, colar em um bloco de notas e salvá-lo em seu computador. Simples assim.)

Inserindo botão Tweetar

Você deve saber qual o melhor local para inserir o botão do Twitter em seu blog. Como já existe botões no final do post, recomendamos também continuar usando ele neste campo. Para isso, localize em seu blog (Ctrl + F na maioria dos navegadores):

   http://navblog.uol.com.br/comment.html?postFileName=<%VAR POST_ID%>&idBlog

Claro que esta é uma parte da linha de código, mais ela é o local onde o link 'Comente' fica (aquele que muda o nome conforme você recebe um ou vários comentários) Os códigos de blogs UOL normalmente contém bastante espaços e isso ajuda na hora editá-los, então veja onde termina a linha e dê ENTER ou quebra de linha (famoso 'pule uma linha') para colar o código do botão Twitter. Antes de colar este código, você deve gerá-lo visitando o link TweetButton [http://twitter.com/about/resources/tweetbutton] logado no site. Recomendamos a opção 'Contador orizontal' no 1º passo e no 2º escreva o seu perfil de Twitter (que normalmente já vem preenchido) e se desejar mencionar outros, este é local. Voltando no 1º passo, na ultima aba escolha a linguagem português, já disponível no site e depois veja o código HTML para colar DEPOIS da quebra de linha.

Botão do Facebook


Depois de ter encontrado a linha deseja como por exemplo a mesma do mencionado no botão do Twitter, vá até a página do Botão [http://developers.facebook.com/docs/guides/web/] 'Like' ou 'Curtir' do Facebook e gere seu botão. Recomendamos que coloque a URL principal do seu blog no campo 'URL to like' e gerencie tamanhos e cores, depois clique sobre o botão 'Get Code' e cole o código gerado em seu blog.

Para todos os casos você deve, no final de cada edição da página, clicar no ícone SALVAR e depois REPUBLICAR para que a nova ação tenha efeito.

Inserindo TODOS os botões em um único código


Há um site bem legal que te ajuda a compartilhar informações pela rede, e até enviando por e-mail para facilitar sua vida e a do seu leitor. Recomendamos ela também, mais ela sempre da um geito de se divulgar. Estamos falando do AddThis que adiciona o artigo ou página em centenas de redes e se enquadra em praticamente todos os conceitos web.
Para isso, basta ir até o site http://www.addthis.com/ e escolher o modelo e tamanho desejado. Ele usa imagens como referência e torna a vida de todos ainda mais intuitiva e se você se registrar, além de ter a análise dos copartilhamento você pode escolher outas formas de usar os recursos.
Como código geral, você pode usar este em seu blog, colocando-o após a linha do comentário por exemplo.


<div class="addthis_toolbox addthis_default_style ">
<a class="addthis_button_preferred_1"></a>
<a class="addthis_button_preferred_2"></a>
<a class="addthis_button_preferred_3"></a>
<a class="addthis_button_preferred_4"></a>
<a class="addthis_button_compact"></a>
<a class="addthis_counter addthis_bubble_style"></a>
</div>
<script type="text/javascript" src="http://s7.addthis.com/js/250/addthis_widget.js#pubid=xa-4deecda261f20477"></script>


Conclusão
O que mais inerfere em tudo é conhecer o seu blog e saber onde é o melhor local para divulgar os botões e redes sociais. No geral, podemos dizer que é mais legal ter o controle total de cada item em seu blog mais tê-lo de forma mais simples e rápida é legal. Os links e personalização você encontra facilmente em uma busca, mais saber onde e como coloca-lo no blog UOL não, então novamente, cada blog UOL tem uma codificação e não tem como dizrer exatamente onde ele deve ficar.

Qualquer dúvida, elogio ou erro comente ou entre em contato para maiores ajudas. Não pretendemos cobrar por isso.

Dica: Sempre que escrever um artigo, seja o primeiro a propagá-lo nas redes sociais. Se você não o fizer quem o fará?

Compartilhe:    | Link: